Nelly Santos Leite

Notas Biográficas


Natural de S. João da Madeira, iniciou os seus estudos musicais com a professora Marília Rocha, tendo realizado o seu primeiro recital aos 11 anos de idade na Juventude Musical do Porto. Prosseguiu a sua formação com as professoras Ernestina Silva Monteiro e Maria Teresa de Macedo.

É diplomada em Piano e Composição Superior pelo Conservatório Nacional. Contam-se entre os seus mestres Helena Sá e Costa, Campos Coelho, Filipe Pires, Croner de Vasconcellos. Trabalhou em Roma com Tito Aprea e nos Cursos de Carlos Cebro, em Portugal e em França. Obteve o Primeiro Prémio do Conservatório Nacional, Prémio de Honra e Mérito e Medalha de Oiro do Curso Silva Monteiro do Porto, além de outros Prémios em concursos.

Tem-se apresentado na Rádio Difusão Portuguesa e Televisão e realizado concertos a solo, em duo e com orquestra. Como solista deu também recitais em Weinheim (Alemanha) e Edimburgo (Reino Unido).

Foi primeiro piano no Concerto para dois pianos e orquestra de Bohuslav Martinú (primeira audição em Portugal) com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Grande Auditório do CCB (Lisboa) e no Grande Auditório do Europarque (Santa Maria da Feira).

Em 2003 e 2004 integrou o Júri do Concurso Internacional de Piano da cidade de Brest, França. Integrou, igualmente, o Júri das primeira e décima primeira edições do Concurso de Piano Santa Cecília, no Porto, e das nove edições do Concurso bienal de Piano Florinda Santos, em S. João da Madeira.

Tem gravações editadas em CD (Numérica), a solo e em duo com Guitarra, incluindo obras de sua autoria. Publicou, conjuntamente com Graça Mota, dois livros para o ensino oficial da Educação Musical, "Os Sons do Mundo" e "O Mundo dos Sons".

Desde 1966, exerceu funções de professora nas áreas da Educação Musical, Composição Superior e Piano, em escolas oficiais e de ensino artístico.

Integrou a Direção da Academia de Música de S. João da Madeira desde 1985 e é Diretora Artística do Concurso de Piano Florinda Santos desde a sua fundação.