Florinda Santos

FLORINDA SANTOS

29 AGO 1907 - 04 FEV 2005

"Florinda Santos, até um ano antes de sua morte, estudou cinco horas por dia, mas nunca teve a técnica como objectivo. Antes, sempre procurou na meditação, na reflexão e no trabalho a base da sua vida, ela que foi o expoente máximo nacional de um estilo emotivo, acima da técnica e a favor da autenticidade."

Em "Portugal Genial" de Carlos Coelho

Florinda Santos, foi a primeira mulher do mundo a interpretar as 32 sonatas de Beethoven, antecipando-se à famosa pianista húngara Annie Fischer.

Florinda Santos, deixa-nos editados três discos, com obras de Schumann, Frederico de Freitas, Beethoven e Chopin. Deixa-nos ainda uma gravação, que fez aos 92 anos, das suites francesas e as invenções a duas vozes de J. S. Bach, ainda por editar.

Florinda Santos, tocou pelo mundo com as melhores orquestras, como a de Berlim, e com os melhores maestros, como Hans von Benda, Annovazzo, Toldrá e Sabater.

"Assim só tocam os grandes", "Mais que talentosa, genial", "Pianista emotiva, gentil, persuasiva, violenta". Florinda Santos foi assim elogiada pelo mundo nos mais prestigiados jornais internacionais das décadas de 50 e 60.



111º Aniversário

Em memória de Florinda Santos, eterna pianista. 29 AGO 1907 - 04 FEV 2005


Florinda Santos - Barcelona 1944

Florinda Santos
(Piano)


nenhuma   -

"Florinda Santos, grande Senhora e grande Artista, dedicou à Academia de Música de S. João da Madeira uma atenção constante, um apoio verdadeiramente excepcional. Figura de proa da Inteligência, da Cultura e da Arte nacionais, com nome altamente prestigiado em Portugal e no estrangeiro, pessoa para quem a Música não tinha segredos. De uma solidariedade actuante, de uma amizade sem mácula, o seu espírito aberto e lúcido teve, no decorrer de todo o tempo, um cuidado e um zelo pela vida da Academia só justificados pela alegria com que raros bem-aventurados servem sem se servirem. E deu livros, doou partituras e manifestou o desejo que o seu piano, companheiro de toda uma vida de estudo, de trabalho e de prazer viesse, depois da sua morte para esta casa. A Academia de Música de S. João da Madeira, estou certo, garantirá, contra ventos e marés, que o nome de Florinda Santos seja sempre enaltecido e honrado."Palavras proferidas por Dr. Renato Figueiredo, na Academia de Música de S. João da Madeira, por ocasião do concerto no dia de Santa Cecília e de homenagem a Florinda Santos e publicadas no jornal Labor de 29/11/07 (excertos)
Florinda Santos - Lisboa
Florinda Santos - Lisboa
Florinda Santos - Lisboa
Florinda Santos - Lisboa